plantabiidade5.0

Curso Plantabilidade 5.0
Prof. Paulo Arbex


INSCRIÇÕES ENCERRADAS
VAGAS ESGOTADAS

Insira seu nome na lista de espera e seja avisado da abertura de uma próxima turma.

Tem alguma dúvida? Chame nossa equipe no Whatsapp.

CONTEÚDO

  • Módulo 01
    Conceitos de Plantabilidade
    O que é plantabilidade. Definição de espaçamentos entre sementes aceitável, dupla e falha. Nesse módulo você vai entender a importância da plantabilidade e como esse novo conceito sobre plantio vem fazendo a diferença na produtividade.

    Quantificação das perdas
    Onde estão as principais perdas. Como quantificar cada falha no plantio da soja e do milho. Quanto o produtor deixa de ganhar com a má deposição de sementes. Aqui você vai aprender que uma semente a menos pode representar um prejuízo milionário no final das contas.
      

  • Módulo 02
    Fatores que afetam a plantabilidade
    Esses fatores estão relacionados a solo, insumos e regulagem de máquinas. Nesse módulo você vai entender que as condições de solo ideias, a uniformidade dos insumos e a perfeita regulagem da máquina formam um conjunto que define bons ou maus resultados.


  • Módulo 03
    Dosador de Sementes
    Quais os princípios dos dosadores mecânico e pneumático. Quais as principais características e regulagens dos dosadores.
  • Módulo 04
    Manutenção de Semeadoras
    A manutenção correta da máquina ainda é um desafio a ser vencido. Nesse módulo você vai aprender como fazer a manutenção correta de uma semeadora e constatar que o aumento da vida útil e da plantabilidade são fundamentais para propiciar o crescimento contínuo da produtividade.

  • Módulo 05
    Inovação tecnológica em semeadoras.
    Vou te mostrar as maiores inovações e como elas podem ajudar você a ter uma safra altamente produtiva. 
  • Módulo 06
    Aulas práticas
    Aqui você ver as principais regulagens na prática de campo. O que devo fazer para melhor aproveitamento da máquina. Quais os pontos principais que devem ser regulados antes do plantio.
  • Módulo 07
    Inspeção Periódica de Semeadoras
    Neste módulo você receberá um curso completo de como é feita a Inspeção Periódica de Semeadoras em uma propriedade. Verá os resultados de pesquisa, os simuladores para semeadoras mecânica e pneumática, além do simulador de adubo com diferentes tipos de dosadores. Por fim aprenderá a fazer check list da máquina no campo.
João da Silva

Paulo Arbex

Dr. em Plantabilidade

Fala galera do Agro! Meu nome é Paulo Arbex. Sou agrônomo formado pela FCA - Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu em 1997. Tenho Mestrado e Doutorado em Máquinas Agrícolas, com ênfase em Plantabilidade de Grandes Culturas (soja, milho, algodão) e também sou professor de Mecanização da Unesp. Mas hoje eu vim aqui pra contar uma rápida história pra vocês! 
 
Eu tinha tudo pra não ser do campo! Pois sou filho de uma professora de ensino básico e um bancário. Nunca tivemos propriedade rural, porém um tio (agrônomo) me despertou para o Agro! Nesse momento decidi fazer o curso de Agronomia e fiquei apaixonado pela profissão, principalmente pela quantidade de diferentes áreas de atuação que essa carreira linda oferece. 
 
Ainda durante o curso, comecei a gostar de plantio. Isso aconteceu na primeira vez em que vi uma semeadora, numa aula prática. Nunca vou me esquecer desse dia! Eu disse pra mim mesmo: “um dia quero trabalhar com isso”. Foi paixão à primeira vista. Depois nunca mais parei. E lá se vão 20 anos de trabalho com produção! Fiz estágio de graduação, mestrado e doutorado. Sempre pesquisando semeadoras. 
 
Hoje tenho o projeto IPS (Inspeção Periódica de Semeadoras), que roda o Brasil ensinando as melhores e mais avançadas técnicas para uma Plantabilidade bem feita. 
 
Há algum tempo, também fundei o GPD - Grupo de Plantio Direto. É um grupo de pesquisas em plantio direto na palha, que envolve alunos de graduação, pós-graduação e funcionários. Dedicamos nossas pesquisas a estudos sobre Plantabilidade que possam ser úteis ao agricultor. 
 
Durante todos esses anos de trabalho e estudos, eu vi que ainda são poucos os pesquisadores nessa área, mas a experiência me fez entender o porquê. Você sabia que um levantamento realizado pelo IAPAR, no Paraná e no Mato Grosso do Sul, indica que 40% dos produtores erram na regulagem das semeadoras para o plantio de soja? Pois é! Eu sinceramente acredito que essa realidade se justifica pela própria mentalidade dos produtores. Eles ainda consideram que a semeadura é uma operação simples e que, por ser feita pelo menos duas vezes ao ano, não tem muito segredo. Hoje nós sabemos que essa desinformação pode custar muito caro! 
 
É exatamente neste ponto que começa nossa missão: ajudar o produtor a compreender que uma melhor regulagem da máquina, conforme o tipo e a umidade do solo e da palha, aliados a uma manutenção correta, entre outras coisas, podem fazer muita diferença e garantir altas produtividades! 
 
Essa é a missão do meu novo projeto: Plantabilidade 5.0! 
 
Uma série de conteúdos que vão revelar tudo sobre Plantabilidade, com muita informação sobre esse assunto tão novo!